Durante anos (de 2000 a 2009), colaborador regular do Jornal de Letras, publicação nacional voltada para a cultura brasileira, apresentando sugestões de lançamentos de livros, diferentes colunas de opinião, crônicas, entrevistas e reportagens.
Logo após o falecimento do inesquecível Jorge Amado, o Jornal de Letras convidou vários escritores e artistas para contribuírem com textos em uma edição especial daquela publicação. Mario Divo foi um desses colaboradores e escreveu "Mulheres, quitutes e imortais".
Clique aqui para ler esse texto.
São incontáveis as publicações ao longo dos anos (crônicas, contos, textos de opinião), e participações em espaços de cultura, entretenimento e lazer. Em 2001 e 2002, comando do Show do Mario Divo, pela Radio Manchete AM (com conteúdo editorial informativo e de entretenimento musical e entrevistas). Parceiro musical do cantador Luiz Vieira, Presença em vários programas de televisão e rádio, como entrevistado, bm como em revistas e jornais. Citação por apoio direto dado em conceituação de livros (exemplo de Hans Donner em sua biografia), em filmes (exemplo de Carla Camurati em Maria Joaquina) e em shows (exemplo do catálogo do show Acústico, de Gal Costa).