Desde 1999, Mario Divo Motter Junior (Mario Divo) tem carreira autônoma e independente pela empresa MDM Assessoria em Negócios, com foco em Gestão de Negócios, Marketing, Branding e Comunicação Corporativa, incluindo a criação de conteúdos para diferentes mídias. PhD em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com pesquisa em Gestão de Marcas Globais. MSc em Administração, também na FGV, com pesquisa em Dimensões de Sucesso do Coaching, no Brasil.
Formação em Advisor, Coaching e Holomentoring pelo Instituto Holos. Formação Master em Coaching Executivo e de Negócios pela Sociedade Brasileira de Coaching e como Alpha Analyst pela Worth Ethic Corporation, todos com reconhecimento internacional. Certificação internacional em avaliações de Inteligência Emocional e em Axiologia de Competências, pela Spectrum Assessments. Certificação como consultor credenciado no diagnóstico meet®, voltado à análise dos resultados para processos de gestão em empresas.
Bacharel em Matemática Pura pela USP/IME (1975) e pós-graduado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (lato sensu, 1983), com complementação em Marketing. Formação em Tecnologia de Informação pela PRODESP (1974). Ciclo de Debates em Políticas e Estratégias - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, em São Paulo (1987). Disciplina eletiva “Economic Projects and Problems Evaluation” - Boston University, ex-Center for Latin American Development Studies (1982).
CEO da startup MENTALFUT, voltada ao desenvolvimento emocional de atletas profissionais. Mentor da plataforma Cloud Coaching, com foco em desenvolvimento pessoal e profissional. Entre inúmeros projetos de porte, no Brasil e no exterior, criou e implantou o sistema de marcas na Fundação Getulio Vargas (2001/2002). Com a FGV/EBAPE, em 2007, responsável pela criação da marca, política de branding e lançamento da ENAD – atual Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, em Angola.
De 2015 a 2018, Gerente Executivo do Automóvel Clube Brasileiro, entidade membro da FIA – Federação Internacional do Automóvel, e Clube Correspondente FIA, no Brasil. Foi membro titular do Comitê Empresarial de Segurança Viária do Ministério das Cidades, orientado a programas de mobilidade, conectividade, cidades inteligentes e desenvolvimento sustentável (ONU visão ODS 2030). Participação em eventos na área de mobilidade e segurança viária, conectividade e cidades inteligentes, no Brasil e exterior.
De 1997 a 1999, titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República. A área então respondia pela adequação do conteúdo de cada campanha de comunicação (aí incluídas empresas federais e autarquias), de forma a atender o objetivo específico e gerar sinergia com todo o processo de Comunicação do Governo Federal, junto aos vários públicos (stakeholders) e à opinião pública.
De 1995 a 1997, titular da Comunicação Institucional da Petrobras, respondendo pelas áreas de Imprensa, Publicidade, Relações Públicas, Eventos e Conteúdos de Informação, bem como pela Assessoria Internacional. No período representou a empresa na ARPEL - Asociación Regional De Empresas Del Sector Petróleo, Gas Y Biocombustibles en Latinoamérica Y el Caribe. Liderança direta em projetos e programas de responsabilidade social, notadamente em educação, cultura, esporte, meio ambiente e preservação do patrimônio histórico nacional.
Foi Presidente-Executivo da Associação Brasileira de Marketing & Negócios. Foi Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes, e foi Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. É citado como colaborador em várias publicações de negócios e de referência cultural, editadas no Brasil. Em 2003, tornou-se o primeiro brasileiro a fazer parte da Galeria da Fama da Aiesec Alumni International, a maior e mais bem sucedida organização de estudantes do mundo, ativa em mais de 126 países e territórios, que busca estimular jovens a desenvolverem o potencial de liderança e agirem positivamente na sociedade.
São incontáveis horas de treinamento em todas as áreas de gestão, tanto para ambiente público como privado, especialmente em negociação e liderança. Condecorado como Colaborador Emérito do Estado Maior das Forcas Armadas (EMFA), Moção de Congratulações e Aplausos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Moção de Aplausos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Moção de Mérito da Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Rio de Janeiro. Algumas informações complementares, bem como uma pequena seleção de imagens em eventos e premiações, estão à disposição dos interessados nas páginas deste sítio.